quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A CHAVE PARA A SUA SEGURANÇA "Nélio DaSilva"

A CHAVE PARA A SUA SEGURANÇA Existem muitos comentários em dias recentes sobre a falta de segurança no mercado de trabalho. Eventos como "downsizing" restruturação e aquisições tem feito com que muitos empresários venham a perder o sono ao ponderarem se o trabalho de hoje será uma realidade amanhã. Esta incerteza, em muitos lugares tem trazido resultados devastadores tais como: moral baixa e um desencorajamento e resistência por parte de funcionários em darem o seu melhor. Afinal, - eles raciocinam - "Se a qualquer momento eu posso ser despedido ou ter o meu trabalho radicalmente mudado, por que dar 100% para esta empresa?" É verdade que já se foi o tempo em que se trabalhava para uma companhia por 30 anos, quando se ganhava um relógio de ouro como prêmio e um seguro plano de aposentadoria; o fato, porém, é que a pessoa que mais sofre quando não se dá o seu melhor é VOCÊ! Por que? Para começar é bom se lembrar que excelência é um hábito que não pode ser ligado ou desligado como um interruptor. Nós somos criaturas de hábitos. Ou o nosso compromisso é o de fazermos o melhor trabalho que possamos vir a fazer ou nós vamos nos condicionar a nós mesmos a fazer tudo com uma atitude de segunda ou terceira categoria. Seja qual for o caminho a tomar, a mudança não é algo fácil. Não cometa o engano de pensar que você pode "segurar" o seu talento e entusiasmo hoje e libera-lo automaticamente amanhã. Para ilustrar, considere um dos seus hábitos diários: a maneira como você trata o seu quarto de dormir. Se você é o tipo de pessoa que ao trocar a sua roupa, você as deixa pelo chão, quão difícil você acha que será de uma hora para outra mudar o seu hábito e agora dobrar todas as suas roupas individualmente e coloca-las no cabide e gavetas apropriadas? É garantido que você irá encontrar muita dificuldade de estabelecer esse novo padrão. Possibilidades muito fortes existem que dentro de um ou dois dias as suas roupas estarão pelo chão novamente. O mesmo princípio se aplica na maneira como você aborda o seu trabalho. Ou você vai fazer o compromisso de realizar um trabalho excelente ou você irá desenvolver um padrão de mediocridade. Essa é a razão pela qual se você está procurando por segurança no trabalho, então saiba que você está procurando no lugar errado. Segurança não existe em nenhum trabalho. Segurança reside dentro de você. A chave para desenvolver a sua própria segurança vem em função do desenvolvimento da excelência naquilo que você realiza e por continuamente aprimorar as suas próprias habilidades. Acrescente a isso uma positiva atitude e habilidade para se relacionar com outras pessoas e você estará pronto para adquirir toda a segurança que venha necessitar! Quando você investe 100% do seu esforço as pessoas percebem. É possível que você não receba o retorno imediatamente, mas você estará construindo uma reputação que lhe será benéfico na empresa em que você está trabalhando ou em qualquer outro lugar no futuro. O ponto é: dar menos do que o seu melhor na sua atual função só trará prejuízo para uma só pessoa: você. Portanto, para que você possa obter real segurança faça a você mesmo essas perguntas: "Eu tenho dado o meu melhor para o meu trabalho?" "Eu tenho cooperado com as outras pessoas e apoiado os seus esforços?" "Eu tenho mantido uma atitude positiva?" "Eu tenho aprendido a ser melhor naquilo que faço e eu estou desenvolvendo as habilidades que serão fundamentais no meu campo de atividade e para o meu futuro?" Responda essas perguntas e reavalie a si mesmo constantemente. Se você for capaz de responder com um entusiasmada SIM a cada uma dessas perguntas, saiba então que você terá a segurança no seu trabalho que jamais ninguém poderá lhe tirar. Nélio DaSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário